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Secretaria da Assistência Social

Atualizado em 21/07/2021 às 15:14

MISSÃO

Implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitarem.

 VISÃO

Desenvolver serviços de excelência na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias de Florianópolis, orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 APRESENTAÇÃO

A atuação da Assistência Social ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos devem respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.

Em Imbuia, a Secretaria Municipal (SEMAS) presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); e, no caso do apoio, orientação e acompanhamento a situação de ameaça ou violação de direitos, este se realiza por intermédio da equipe de Refrência de Média e Alta Complexidade junto a SEMAS. A SEMAS executa, hoje, a Gestão Básica na Assistência Social

 Entidades Vinculadas

Encontram-se vinculados à SEMAS: o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelare, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal do Idoso (CMI), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Conselho Municipal da Mulher (COMDIM).